Todos os alimentos e quase todos os compostos orgânicos – incluindo o corpo – contêm carbono, que emite radiação. Em particular, é o carbono-14 que vale a pena mencionar, usado para a datação exata de documentos e artigos históricos. Muitos alimentos contêm essa partícula radioativa, alguns deles presentes na dieta de meio mundo..

A maioria dos elementos radioativos que consumimos são potássio e rádio. Eles são transmitidos aos alimentos através da terra e da água, e também estão no ar, provenientes da atividade cósmica e de numerosos minerais que são radioativos.

Felizmente, essa exposição não é perigosa, pois os alimentos radioativos que você ingere todos os dias não emitem radiação suficiente para causar danos.

1- Bananas

A banana é um dos alimentos mais radioativos, emite radiação suficiente para fazer soar o alarme do scanner de algum aeroporto, por causa de seu alto teor de potássio, que ao mesmo tempo as torna tão nutritivas.

Imagine comer 20 milhões de bananas, o equivalente a uma dose que produziria envenenamento por radiação grave. Durante uma vida de 80 anos, você teria que comer 700 por dia.

2 – Castanha-do-Pará

Emboja sejam raros em muitos países, esse fruto seco pode ser comprados em muitos lugares. Conhecida em alguns países como “Nueces de Brasil”, ”coquitos”, a castanha-do-pará é rica em potássio e rádio, cerca de 1.000 vezes mais do que outros alimentos que os contêm.

Dois elementos radioativos que você não gostaria de ter em grandes quantidades no corpo. Por outro lado, as nozes são saudáveis ​​porque são ricas em selênio e outros minerais.

Como o resto dos alimentos radioativos, você pode comê-los com a maior segurança. Precisaria de quantidades absurdas para sofrer as consequências negativas desses elementos.

3- Cenouras

As cenouras são ricas em nutrientes, saborosas e baratas. Por isso, é muito utilizada de diversas formas e em variadas preparações. São comuns em muitos países, embora também sejam ricas em elementos radioativos, felizmente não em quantidade suficiente que seja prejudicial à saúde. Você pode e deve continuar consumindo da forma que mais lhe agradar: sucos, saladas, refogadas, …

4- Batatas

Agora chegamos a outro vegetal com uma concentração de rádio e potássio maior do que o normal, mais uma vez sem ser perigoso. A batata é um alimento radioativo em todas as suas variedades, tanto cozida como crua, e também frita.

Elas têm menos radioatividade do que a castanha-do-pará ou a banana, mas ainda assim é uma quantidade notável.

5- Cerveja

Na seção de bebidas, não existe nada mais universal do que cerveja. Tanto com álcool quanto sem álcool, é radioativo, mas muito menos do que as cenouras. Isso não significa que seja mais saudável beber um litro de cerveja do que um litro de suco.

Será que tem algo a ver com que ela seja uma das poucas bebidas potáveis após um apocalipse nuclear?

6- Carnes vermelhas

A carne vermelha deve ser consumida com moderação, não apenas por ter sido associada a certos tipos de problemas, mas também porque é rica em potássio e rádio.

O alto teor de potássio-40 significa que ela deve ser incluída nesta lista, mas você não deve se preocupar excessivamente: outros aditivos como gordura, açúcar ou o excesso de sal poderá matá-lo antes de morrer de radioatividade.

7 – Sal com baixo teor de sódio

Existem vários tipos de sais, embora um dos mais comuns para consumo diário seja a variante com baixo teor de sódio, ou não contém. Tenha muito cuidado, pois além da hipertensão e de outros problemas de saúde, é rico em cloreto de potássio que o torna um alimento radioativo, além de ser freqüentemente combinado com carnes vermelhas, batata e outros alimentos que também carregam sua boa dose de partículas.

Mas, como o resto, a quantidade de radioatividade é irrelevante. É aconselhável não abusar dele por outros motivos.

8 – Favas

O feijão fava também contém essas duas substâncias radioativas, embora em menor quantidade, e o aspecto positivo é que fornecem muito ferro.

9- Pasta de amendoim

A manteiga de amendoim libera 0,12 pCi / grama de radiação do potássio 40 radioativo, rádio 226 e rádio 228. Também é rica em proteínas e uma boa fonte de gorduras monoinsaturadas saudáveis, então não deixe a pequena contagem de rádios assustar você.

10 – Água potável

A água potável não é H 2 O puro. Sua dose de radiação varia de acordo com a fonte de água, em média espera-se coletar cerca de 0,17 pCi / grama de rádio-226.

Hoje decidimos comer uma alimentação saudável: carne assada com uma salada de batatas, cenoura, favas e com sal (baixo teor de sódio) a gosto. Para beber uma cervejinha bem gelada e de sobremesa, bananas e castanhas-do-pará. Saudável? Não inteiramente, porque junto com as quantidades generosas de nutrientes e minerais que esses alimentos contêm, estaremos ingerindo doses notáveis, mas não alarmantes de radiação.

Leave a Reply