Se até agora você não encontrou nenhum shampoo que ajude seu cabelo, é hora de começar a buscar outras alternativas. Atualmente, existem muitas receitas para fazer shampoo natural em casa que você pode usar para melhorar a saúde do seu cabelo.

Os ingredientes mais importantes que vão definir o tipo de shampoo que você precisa são as plantas medicinais e os óleos essenciais, esses darão o toque especial que seu couro cabeludo necessita. Não é necessário ter muito tempo e você pode fazer a quantidade que quiser; certamente são a melhor alternativa para aquelas mulheres que estão cansadas de gastar muito dinheiro em produtos que só maltratam o cabelo.

A seguir, apresentaremos a receita para que você comece a desfrutar de todos os seus benefícios e resolvamos de uma vez por todas como fazer shampoo caseiro. Outro grande tratamento que você pode usar e conhecer para melhorar a saúde do seu cabelo é a biotina.

Receita para fazer shampoo caseiro:
Antes de mais nada, é importante saber que esse tipo de shampoo, por ser natural, não vai produzir muita espuma. Portanto, você precisa calcular quanto aplicar no cabelo para que fique completamente limpo, e isso dependerá se seu cabelo é grosso ou fino.

Ingredientes:

  • 300 ml de água mineral.
  • 2 colheres de sopa de ervas secas (a escolha dessas dependerá do tipo de cabelo que você tem. Mais abaixo mencionaremos quais são as plantas que você deve usar).
  • 5 colheres de sopa de sabão neutro, lembre-se de que deve ser natural e líquido.
  • 1 colher de chá de óleo (pode ser de coco, amêndoas ou oliva).

Preparo:

  1. Ferva a água e adicione as ervas que você vai utilizar para o shampoo, uma vez pronto, deixe descansar por 30 minutos.
  2. Coe em um recipiente e adicione o sabão natural.
  3. Misture bem e adicione o óleo de sua escolha.
  4. Guarde em um frasco opaco e deixe descansar.
  5. Ao usar, agite bem para que o sabão não se deposite todo no fundo.

Essa receita pode durar pelo menos dois meses, certifique-se de deixá-la em um local onde não receba sol direto ou muito calor.

Observação: Antes de usar o produto é recomendável fazer um teste de sensibilidade em uma pequena área da pele para garantir que não haja reações alérgicas. Em caso de dúvidas ou preocupações, é aconselhável consultar um profissional de saúde.