Café Irlandés

É uma bebida inventada em 1942. Naquela época havia voos entre a Irlanda (Port Foynes) e os Estados Unidos, os chamados flying boats, voos com duração superior a 18 horas. Em um desses voos um avião teve que regressar ao aeroporto por mau tempo, foi quando o chef Joe Sheridan, chef do restaurante Port Foynes, estava servindo café quando teve a brilhante ideia de colocar na bebida quente um pouco do whisky irlandês para alegrar e aquecer os passageiros.

Diante da insistência dos mesmos que lhe perguntaram o nome daquela receita, o chef não conseguiu pensar em outra coisa senão chamá-la pelo nome que mais tarde daria a volta ao mundo: (Irish Coffee)Café Irlandês“. O resultado foi um sucesso retumbante até a atualidade.

Ingredientes

150 cc (3/4 x. chá) de café bem forte e recém preparado

1 cálice de Whisky de boa qualidade

1 colher (chá) acúcar mascavo

1 colher (sopa) de chantilly

Canela ou cacau em pó para decorar

Modo de Preparo

1. É essencial ter os recipientes certos para um apetitoso “Café irlandês”

2. A preparação original é servida em recipientes transparentes. Prepare um copo em condições, transparente e com capacidade.

3. Aquecemos o copo, adicionando água quente por alguns segundos, esvaziamos e o secamos. Assim ficará seco, mas na temperatura certa.

4. Adicionamos o açúcar mascavo e o cálice de um bom uísque. Não use má qualidade, porque não vai sair igual …

5. Colocamos no copo o café bem forte e muito quente e mexemos para dissolver o açúcar.

6. É a vez do chantilly. Devemos colocá-lo em cima com muito cuidado. Usar uma colher como apoio, para que caia suavemente no café e gere aquele creme espesso característico.

6. Damos um toque de canela por cima. É servido assim imediatamente, sem mexer nem sacudir e bem quente.

Leave a Reply