Torrão de mel frutos secos e pistache

Ingredientes

1/2 xícara de amêndoas tostadas (80grs)

1/2 xícara de pistaches tostados (75grs)

1/2 xícara de avelãs tostadas (65grs)

1/2 xícara de amendoins tostados (30grs)

1 xícara e 1/3 de mel (400grs)

1 xícara + 3 colheres (sopa) de açúcar (250grs)

3 ovos (claras)

1 pitada de sal

Papel manteiga e filme pvc transparente

Modo de Preparo

1. Coloque os frutos secos em uma tigela, misture bem e reserve. Prepare uma travessa forrando-a com filme pvc e no fundo coloque também papal manteiga.

2. Em uma panela coloque o mel, o açúcar e misture com uma colher de pau. Leve a fogo baixo mexendo constantemente durante 30 minutos, passado esse tempo retire do fogo e reserve.

3. Quebre os ovos separe as gemas. Nas claras ponha uma pitada de sal e bata até chegar a ponto neve firme.

4. Na panela do mel morno agregue, pouco a pouco, as claras em neve e imediatamente misture bem com um batedor de claras após cada adição para que as mesmas não se cozinhem.

5. Uma vez terminado e bem misturado, leve ao fogo baixo e mexa constantemente com uma colher de pau por 45 minutos, até que a mistura fique espessa e brilhante. Faça a prova.

6. Prova: retire uma colherinha da mistura e coloque em uma xícara com água fria, pegue e amasse com os dedos. Se tiver a consitência de um chiclete e não grudar, já está pronto.

7. Esquente um pouco os frutos secos, agregue à mistura da panela e mexa para unir. Coloque esse preparado na travessa forrada com papel manteiga. Use uma luva de plástico e com a mão trate de acomodar a massa na forma.

8. Cubra com o papel manteiga, tratando de que cole na massa, logo toda a forma com filme pvc transparente e deixe descansar em temperatura ambiente de 5 a 6 horas, até que esfrie completamente.

9. Após esse tempo retire o filme de pvc, o papel manteiga e corte em porções como desejar.

DICA: Para cortar caprichado unte levemente uma faca de pão (cerra) com óleo.

Leave a Reply