A Feijoada é um dos pratos mais emblemáticos da culinária brasileira, uma verdadeira expressão cultural que reflete a diversidade e a riqueza gastronômica do país. Originária do período colonial, a feijoada tem suas raízes na fusão de influências indígenas, africanas e europeias, representando um importante legado histórico.
Receita de Como Fazer Feijoada.
Ingredientes:
500 grs. quilo de feijão preto
500 grs. de bondiola (bondipan)
4 gomos de linguiça de porco pura
50 grs. de toucinho defumado
3 dentes de ajo grandes
1 cebola grande
2 Cebolinhas
2 folhas de louro
1 tomate bem maduro
Óleo de milho, arroz ou girassol
Sal a gosto
Pimenta do reino
Modo de Preparo:
1. Anteriormente, as carnes frescas devem ser colocadas em uma salmoura com sal e pimenta-do-reino, e depois reservadas na geladeira.
2. Antes de tudo selecione o feijão, lave bem, cubra com água e deixando de molho durante a noite.
3. Logo depois, no dia seguinte, leve o feijão ao fogo em uma panela de pressão com o sal e deixe ferver de 30 a 40 minutos, logo retire do fogo e deixe esfriar para abrir.
4. Enquanto isso, em outra panela com o óleo, frite o toucinho, a linguiça inteira e a bondiola cortada em pedaços de um tamanho médio e deixe selar por uns 15 minutos.
5. Assim que as carnes estiverem douradas, coloque a cebola, a parte branca da cebolinha, o alho e o tomate picado e refogue por mais 10 minutos, após esse tempo apague o fogo.
6. Uma vez que saiu o vapor da panela de pressão, abra-a e coloque, as carnes fritas com o refogados, as folhas de louro, a pimenta a gosto e se desejar mais sal; logo adicione mais água e deixe ferver sem tapar a panela, mexendo de vez em quando.
7. Dessa forma, mexendo sempre para não grudar no fundo, deixe o feijão ferver em fogo lento até adquirir uma consistência de caldo ao engrossar.
8. Quando o caldo estiver grosso, mas não muito espeço, as carnes macias e inteiras (sem desmanchar) estará pronta a sua feijoada. Finalmente decore com a parte verde da cebolinha.
9. Finalmente, para que a Feijoada seja completa deve ser, servida juntamente com laranja, arroz branco, farofa, vinagrete e couve refogada para uma experiência completa da feijoada.
NOTA: Uma Feijoada Completa vem acompanhada com, farofa, couve refogada, arroz branco, vinagrete, rodelas de laranja e não pode faltar a caipirinha que antecede ao prato.